terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hino em Homenagem a Matriz do Camaragibe

         As margens do rio Camaragibe
                 Um município ao progresso só conduz
         É você Matriz do camaragibe
         Com as graças do glorioso Bom Jesus

         Seu recanto enobrece sua gente
         O seu povo é de raça viril
         É a sua juventude evoluída
         É o futuro promissor para o Brasil

         As margens do rio Camaragibe
            Um município ao progresso só conduz
         É você Matriz do camaragibe
         Com as graças do glorioso Bom Jesus

        Suas terras dão produtos mais fortes
        Progredindo o seu povo feliz
        E o setor industrial açucareiro
        Resplandece o município de Matriz

        As margens do rio camaragibe
        Um município ao progresso só conduz
        É você Matriz de Camaragibe
        Com as graças do glorioso Bom Jesus

        Forte brado 24 de Abril
        Neste dia ecoou pra nação
       Um alto grito do povo independente
       Neste dia de sua emancipação

       As margens do rio Camaragibe
       Um município ao progresso só conduz
       È você Matriz de Camaragibe
       Com as graças do glorioso Bom Jesus

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

literatura

LITERATURA AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUSA: Manuel Ferreira em 1987 no século XV, a literatura nessa época, no seu ponto de vista das navegações, as conquistas portuguesas, contribuiu para o enobrecimento da cultura Lusitana.
    As literaturas Africanas de expressão portuguesa, se basea uma perspectiva interna do Universo Africano, sem importar na visão exotista e folclórica. O sentido lingüístico do texto o negro é privilegiado e revestido de tratamento literário. A origem Africana normalmente preenche os requisitos que de fatos os personagens ficciona em Sujeito do anunciado e os cuidados do Sujeito enunciado com os ingredientes significativos e representativos da especificidade Africana. A literatura Africana é uma terminologia que alguns crêem e possui um significado “europeu”, portanto, “português”, trás uma tradição Francesa e também em outros países. “A palavra expressão “quer dizer” ato de exprimir” ou de dizer, esses argumento são expressos, em qualquer idéia colonialista.
LITERATURA COLONIAL: A origem eurocêntrica mantém o “Homem Europeu” no centro da narrativa ou da poesia. O homem negro aparece raramente, de maneira marginalizada ou coisificada, semelhantemente à opinião do crítico Laranjeira, diz que os habitantes negros das Colônias portuguesas praticamente não tiveram acesso a jornais ou literatura.
   Os textos literários eram os que constavam do processo de escolarização sem que pudesse constituir um público leitor até mesmo de textos Europeus. Segundo o autor:                     A literatura Colonial é diferente do indicado pela mesma expressão no Brasil. Na África significa a literatura escrita e publicada, na maioria esmagadora, por portugueses torna- viagem, numa perspectiva de exotismo, evasionismo, preconceito racial e reiteração Colonial e Colonialista, em que a visão de mundo, o foco narrativo e as personagens principais eram de brancos, colonos ou viajantes e os negros eram avaliados de modo exógeno, folclórico, etnocêntrico, sem profundidade cultural, psicológica, sentimental e intelectual.