quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Serafina e a criança que trabalha

Criança que trabalha em vez de estudar e brincar não só perde a infância como também a chance de um futuro melhor. Este livro foi escrito para informar as próprias crianças sobre o grave problema do trabalho infantil.
A dura realidade das crianças que trabalham é mostrada com muito respeito pela personagem Serafina.

Prêmio Malba Tahan 96 de Melhor livro infantil concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA LUDOTECA - Aldiene

ALDIENE M. DA SILVA   ANDREIA M.   ELISABETE DOS S. MENDONÇA   BERNADETE L. DE ALMEIDA



SÃO LUIZ DO QUITUNDE – AL - SETEMBRO DE 2011

APRESENTAÇÃO:
            O presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões surgidas a partir do Projeto chamado Ludoteca. Este Projeto tem como objetivo elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos, com ênfase na educação infantil e fundamental, bem como por crianças da comunidade em geral. A Ludoteca vem sendo desenvolvida pelas alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC ead, com o Pólo situado em São Luiz do Quitunde – Al.
.           Durante a realização deste Projeto sentiu-se a necessidade de precisar de alguns conceitos e de elaborar seus conteúdos e sua metodologia de forma mais apropriada às faixas etárias e as etapas de desenvolvimento da criança.
Segundo Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso, em peça importantíssima na sua formação. A mesma autora ressalta ainda que:

(...) devemos “olhar” o brinquedo com um fator de extrema relevância no desenvolvimento infantil. O brincar é um direito da criança, e este é reconhecido em declarações, convenções e leis, como nos mostram a Convenção sobre Direitos da criança de 1989, adotada pela Assembléia das Nações Unidas, a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. (SANTOS, 1995, p.4-5)

A ludoteca contribui para melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Manuel Jerônimo, sendo uma experiência realizada entre alunos e professores, ela utiliza-se da ludoteca para explorar atividades lúdico-pedagogicas de acordo com as diversas fases do desenvolvimento infantil, criar e testar jogos e brinquedos e atuar como monitores em projetos que envolvem os alunos de educação infantil e ensino fundamental das escolas publicam municipais, prestando serviço social a comunidade. Esse espaço será criado dentro da sala de aula, e ficará numa estante no cantinho da sala, separando os jogos e brinquedos por caixas coloridas e de diversos tamanhos.

JUSTIFICATIVA:
A ludoteca no espaço escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança/jovem, estabelecendo o equilíbrio entre o real e o imaginário, dá maior satisfação escolar e equilíbrio afetivo e oportunidade as crianças de usufruir dos benefícios do brincar; dá, ainda, a criança a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que também lhe dê prazer, isto é, brincar pelo prazer de brincar, para além de proporcionar a abertura ao meio envolvente.


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos alunos das escolas publica municipal um espaço de lazer e aprendizado, tendo em vista a comemoração do dia das crianças, bem como para os professores, um momento de reflexão entre a teoria e a pratica docente.


OBJETIVO ESPECIFICO:
Contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, e proporcionar a socialização entre alunos-alunos e alunos-professores nos momentos de lazer e recreação dos mesmos.


METODOLOGIA:
Os alunos e professores reúnem-se semanalmente para criar e desenvolver jogos e brinquedos, que facilitem a compreensão dos alunos e ajudem a alcançar os objetivos da educação. Ferramentas como a Internet e pesquisas bibliográficas são utilizados para criar o material que deve estar de acordo com a faixa etária e com o nível educacional das crianças.
Entre os materiais desenvolvidos pela Ludoteca pode-se destacar: jogo da memória, trilha, caça-palavras, palavras-chave, desenhos para colorir, palavras cruzadas, quebra-cabeças entre outros.
Além dos jogos citados, o projeto desenvolveu fantoches, que serão utilizados em uma peça teatral que aborda a educação  e a cidadania. Almeida (1995), diz que é importante que os educadores repensem o conteúdo e a sua prática pedagógica, substituindo a rigidez e a passividade pela vida, pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento.


RECURSOS FINANCEIROS:


ü  Pepel madeira......................R$ 0,50                     
ü  Cartolila................................R$ 1,10
ü  Gliter.....................................R$ 0,25
ü  Massa corrida.......................R$ 5,00
ü  Cerâmica..............................R$ 1,00

OBS.: Valor por equipe de trabalho.

 
RECURSOS HUMANOS:
  ü  Diretora
  ü  Coordenadora Pedagógica
  ü  Professora (o)
  ü  Alunos

RECURSOS DE CONSUMO:
  ü  Lanche normal do horário de recreio.


RECURSOS TECNICOS:

  ü  Diretora
  ü  Coordenadora Pedagógica
  ü  Professora (o)
  ü  Alunos


REFERENCIAIS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

DALLADONA, Sandra Regina, Mendes, Sueli Maria Schmitt. O Lúdico na educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar Revista Divulgação Técnica Científica do ICEG. 2004

dia da ÁRVORE



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FESTA DOS PAIS - 2011

 
A gravidez de um pai

A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas. Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado. Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria. Imagino que deve ser frustrante a princípio. Durante toda a espera, um pai é um pai sem experimentar o gosto de ser, sem os inconvenientes de uma gravidez, mas também sem as lindas emoções que tanto mexem com a gente. E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma.  Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável. E um parto de um pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém. E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, a partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível. E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.
Uma homenagem a todos os PAPAIS queridos desse mundo.

Dinheiro e Compra

Fiz na sala de aula a brincadeira de Comprar para permitir que os estudantes desenvolveram habilidades relativas à utilização do dinheiro para vivenciar situações de compra e venda, bem como à elaboração de cálculos matemáticos apropriados - empregando estratégias próprias.

Fundamentação Teórica- LUDOTECA

 
EDJA Mª DE BARROS
Fundamentação Teórica
Apresentação:
 Ludoteca é um ambiente lúdico preparado especialmente para que as crianças brinquem, inventem, expressem seus sentimentos, suas fantasias e desejos, adquirindo novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia.

Justificativa:
 Criança quando brinca de forma mais significativa e prazerosa, sua aprendizagem avança positivamente. Os jogos e brincadeiras permitem ao professor, verificar qual o nível de domínio que a criança tem dos conteúdos curriculares, e dessa forma, planejar as atividades necessárias para o desenvolvimento da criança.

Objetivo Geral:
 Contribuir na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento de suas experiências dentro do ambiente escolar.

Objetivos Específicos:
     Favorecer o desenvolvimento da iniciativa;
ü      Estimular ações físicas;
ü      Encorajar as crianças a se manterem mentalmente ativas.

Metodologia:
 Organizar um espaço lúdico dentro da biblioteca da escola, disponibilizando todos os recursos disponíveis com base no que for ser trabalhado na sala de aula.

Recursos Financeiros:
 O gasto está baseado em R$ 1000,00 (mil reais)

Recursos Humanos:
      Alunos;
ü      Professores.

Recursos de Consumo:
Tesouras, cartolinas, colas, revistas, caixas de fósforos, garrafas pets, fitas adesivas coloridas, tampinhas dados, fichas com animais, emborrachados, cordas, folhas de chamex, lápis hidrocor, lápis grafite, apontadores de lápis, som de cd’s, cd’s, jogo de xadrez, jogo de damas, baralho, dominó.



Referências:
 Revista Nova Escola, ano XXV, n° 236, outubro 2010, pg. 56-58;