quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA LUDOTECA - Aldiene

ALDIENE M. DA SILVA   ANDREIA M.   ELISABETE DOS S. MENDONÇA   BERNADETE L. DE ALMEIDA



SÃO LUIZ DO QUITUNDE – AL - SETEMBRO DE 2011

APRESENTAÇÃO:
            O presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões surgidas a partir do Projeto chamado Ludoteca. Este Projeto tem como objetivo elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos, com ênfase na educação infantil e fundamental, bem como por crianças da comunidade em geral. A Ludoteca vem sendo desenvolvida pelas alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC ead, com o Pólo situado em São Luiz do Quitunde – Al.
.           Durante a realização deste Projeto sentiu-se a necessidade de precisar de alguns conceitos e de elaborar seus conteúdos e sua metodologia de forma mais apropriada às faixas etárias e as etapas de desenvolvimento da criança.
Segundo Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso, em peça importantíssima na sua formação. A mesma autora ressalta ainda que:

(...) devemos “olhar” o brinquedo com um fator de extrema relevância no desenvolvimento infantil. O brincar é um direito da criança, e este é reconhecido em declarações, convenções e leis, como nos mostram a Convenção sobre Direitos da criança de 1989, adotada pela Assembléia das Nações Unidas, a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. (SANTOS, 1995, p.4-5)

A ludoteca contribui para melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Manuel Jerônimo, sendo uma experiência realizada entre alunos e professores, ela utiliza-se da ludoteca para explorar atividades lúdico-pedagogicas de acordo com as diversas fases do desenvolvimento infantil, criar e testar jogos e brinquedos e atuar como monitores em projetos que envolvem os alunos de educação infantil e ensino fundamental das escolas publicam municipais, prestando serviço social a comunidade. Esse espaço será criado dentro da sala de aula, e ficará numa estante no cantinho da sala, separando os jogos e brinquedos por caixas coloridas e de diversos tamanhos.

JUSTIFICATIVA:
A ludoteca no espaço escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança/jovem, estabelecendo o equilíbrio entre o real e o imaginário, dá maior satisfação escolar e equilíbrio afetivo e oportunidade as crianças de usufruir dos benefícios do brincar; dá, ainda, a criança a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que também lhe dê prazer, isto é, brincar pelo prazer de brincar, para além de proporcionar a abertura ao meio envolvente.


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos alunos das escolas publica municipal um espaço de lazer e aprendizado, tendo em vista a comemoração do dia das crianças, bem como para os professores, um momento de reflexão entre a teoria e a pratica docente.


OBJETIVO ESPECIFICO:
Contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, e proporcionar a socialização entre alunos-alunos e alunos-professores nos momentos de lazer e recreação dos mesmos.


METODOLOGIA:
Os alunos e professores reúnem-se semanalmente para criar e desenvolver jogos e brinquedos, que facilitem a compreensão dos alunos e ajudem a alcançar os objetivos da educação. Ferramentas como a Internet e pesquisas bibliográficas são utilizados para criar o material que deve estar de acordo com a faixa etária e com o nível educacional das crianças.
Entre os materiais desenvolvidos pela Ludoteca pode-se destacar: jogo da memória, trilha, caça-palavras, palavras-chave, desenhos para colorir, palavras cruzadas, quebra-cabeças entre outros.
Além dos jogos citados, o projeto desenvolveu fantoches, que serão utilizados em uma peça teatral que aborda a educação  e a cidadania. Almeida (1995), diz que é importante que os educadores repensem o conteúdo e a sua prática pedagógica, substituindo a rigidez e a passividade pela vida, pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento.


RECURSOS FINANCEIROS:


ü  Pepel madeira......................R$ 0,50                     
ü  Cartolila................................R$ 1,10
ü  Gliter.....................................R$ 0,25
ü  Massa corrida.......................R$ 5,00
ü  Cerâmica..............................R$ 1,00

OBS.: Valor por equipe de trabalho.

 
RECURSOS HUMANOS:
  ü  Diretora
  ü  Coordenadora Pedagógica
  ü  Professora (o)
  ü  Alunos

RECURSOS DE CONSUMO:
  ü  Lanche normal do horário de recreio.


RECURSOS TECNICOS:

  ü  Diretora
  ü  Coordenadora Pedagógica
  ü  Professora (o)
  ü  Alunos


REFERENCIAIS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

DALLADONA, Sandra Regina, Mendes, Sueli Maria Schmitt. O Lúdico na educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar Revista Divulgação Técnica Científica do ICEG. 2004

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