sábado, 3 de setembro de 2011

FUNDAMENTOS da MATEMÁTICA

ETAPA 1
ALDIENE, BERNADETE e ELISABETE
ALUNOS ATENDIDOS:  2º Ano
·         A TURMA DA PROFESSORA PAULA ADORA LER HISTÓRIAS INFANTIS. ESSE FATO PODE CONTRIBUIR PARA SUAS AULAS DE MATEMÁTICA? DE QUE MANEIRA?
       
Sim. As histórias infantis é uma forma de comunicação entre eles, é um elemento que estimula sua imaginação.
As histórias infantis questionada contribuem levando os alunos a reconhecer a importância dos números em nossas vidas, diferenciarem diversos tipos de calculo, desenvolver o gosto e o prazer pela matemática, desenvolver a habilidade de interpretar.
·         DE QUE MANEIRA PODEMOS RELACIONAR A LITERATURA INFANTIL COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS? EXISTE ALGUMA CONEXÃO COM ESSES DOIS PONTOS?

Podemos relacionar a literatura infantil com os conteúdos matemáticos da seguinte maneira, apartir de representações, pode-se é claro, criar formas menos traumáticas de promover a fixição da matemática, uma delas é com serteza, por meio da literatura infantil, ao contar as historias, a criança utiliza ativamente da imaginação e representa modos próprios de perceber e assimilar o ambiente ao seu redor. A literatura infantil socializa as crianças, torna-as mais desinibidas, criativas, melhora seu poder de concentração e proporciona uma sensação de bem-estar. Além disso a conexão entre esses dois pontos trabalha muitas habilidades úteis para o desenvolvimento da matemática, que estão presentes nas noções de espaço e tempo, capacidade de interpretação e compreenção, regularidades e padrões.
Utilizando a literatura infantil conhecidas por todos os alunos, o professor pode criar letras que auxiliem os alunos na memorização da matemática.

·         A PRÁTICA DA LITERATURA PODE SER CAPAZ DE DESENVOLVER A CAPACIDADE DE IMAGINAR, FANTASIAR E CRIAR A PARTIR DAS IMAGENS VISÍVEIS DO TEXTO. O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PODE SER POTENCIALIZADO E ENRIQUECIDO MEDIANTE UMA CONEXÃO COM A LITERATURA INFANTIL, VISTO QUE ESTA LINGUAGEM ENCONTRA-SE MAIS PROXIMA DAQUELA FALADA E VIVENCIADA PELA CRIANÇA. VOCÊ ESTÁ DE ACORDO COM ESSA AFIRMATIVA? POR QUÊ?

Sim. Porque por meio da literatura, aprende-se a pensar simbolicamente e passa-se a compreender e a utilizar a interpretação no processo de ensino- aprendizagem. Assim com a música, os jogos representam uma conquista social, moral, emocional e cognitiva para a criança e um estimulo para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário